Como os filhos escondem dos pais "nudes" nos telefones

A prática de enviar ou partilhar "nudes", ou seja, fotos e vídeos de nudez, é uma prática cada vez mais comum entre crianças e adolescentes. No entanto, essa prática pode ser extremamente perigosa e prejudicial podendo pode levar a problemas graves, como o bullying, chantagem, assédio e até mesmo o abuso sexual.

Por outro lado, a simples posse de fotos e vídeos íntimos de menores é ilegal na maioria dos países. Não importa se os seus filhos partilharam ou não as fotos e vídeos com alguém, o simples facto de possuírem estes conteúdos é ilegal.

A maioria dos menores estaria em apuros se os seus pais encontrassem “nudes” nos seus aparelhos. É por isso que eles farão tudo para impedir que os pais os encontrem.

É por isso que você precisa conhecer a maneira secreta dos filhos esconderem nudes e outros ficheiros nos seus telefones.

Se fizer uma pesquisa ficará surpreendido com o número de aplicações disponíveis na App Store e na Play Store que são concebidas como “cofres de fotos”. Estas aplicações servem para ocultar fotos de qualquer pessoa. Como os filhos têm muito maior saber tecnológico do que as gerações anteriores o simples “deixa ver o teu telemóvel” simplesmente não resulta. Esta “supervisão a olho” só deixará os pais com uma falsa ilusão de segurança.

Assim recomendamos que aposte em duas frentes: diálogo e monitorização.

E importante que os pais conversem abertamente com os filhos sobre os perigos envolvidos no envio e partilha de "nudes". Além disso, os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos e monitorar o uso que eles fazem da internet, especialmente das redes sociais e das aplicações de mensagens. Considere o software de controle parental SpyDroid enquanto poderosa ferramenta de prevenção que lhe permite ver o que eles não querem que você veja.

Por fim, é importante que os pais estejam abertos ao diálogo com os filhos e que criem um ambiente de confiança e respeito mútuo. Dessa forma, os jovens irão se sentir mais à vontade para conversar sobre qualquer assunto, incluindo as questões relacionadas com o uso seguro da internet.